segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Lei de Gauss e o anel de Thomson





Carl Friedrich Gauss foi um matemático alemão, o qual elaborou a lei de Gauss em 1835. Onde, a mesma relaciona o fluxo elétrico de um campo elétrico a partir de uma superfície fechada com uma carga (q) ao redor desta superfície.
Pela representação algébrica dizemos que a lei de Gauss é expressa por:






Com:
ε0 =   Constante de permissividade elétrica no vácuo.
Φ =  Fluxo elétrico resultante.
Q = Carga elétrica envolvida.


A partir desta fórmula e os conhecimentos obtido na teoria é possível identificar o sentido do fluxo a partir do sinal carga, onde se “q” for maior que zero, o sentido é para fora, se “q” for menor que zero, o sentido é para dentro. Tendo em vista que a carga “q” representa todas as cargas envolvidas ao campo sendo elas positivas ou negativas.


Por fim, com intuito de demonstrar um pouco na teoria este blog tem como principal objetivo representar e demonstrar o anel de Thomson que de certa forma possui grande parte devido a lei de Gauss, tendo em vista que o anel para levitar produz um campo magnético através da corrente elétrica induzida formando assim um fluxo que se identifica e pode ser ilustrado em parte pela Lei de Gauss.



Fontes:
· Fundamentos da Física, vol. 3 (Eletromagnetismo), Quarta Edição, Halliday, Resnick, Walker, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.
https://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/mod03/m_s02.html.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lei-gauss.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário