terça-feira, 8 de agosto de 2017

LEI DE COULOMB

“A força de atração ou de repulsão entre duas cargas é diretamente proporcional ao produto do módulo das cargas elétricas e é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas”.

O enunciado acima foi utilizado por Charles-Augustin de Coulomb para resumir sua tese. Halliday (2012) Duas partículas carregadas exercem forças uma sobre a outra. Se as cargas das partículas têm o mesmo sinal, as partículas se repelem, ou seja, são submetidas a forças que tendem a afastá-las. Se as cargas têm sinais opostos, as partículas se atraem, ou seja, são submetidas a força que tendem a aproximá-las.
Essa força de repulsão, ou atração é chamada de força eletrostática e a lei que permite calcular a força exercida por partículas carregadas é chamada lei de coulomb, que com base em experimentos em laboratório chegou a equação 1.0 que descreve matematicamente o enunciado da lei.
Equação 1.0



Para o desenvolvimento do projeto é importante termos conhecimentos da força elétrica, assim como da força magnética para entendermos a força eletromagnética, ou seja, uma partícula que está sujeita à ação de campos elétrico e magnéticos.

Referências

HALLIDAY, David; et al. Fundamentos de física: Eletromagnetismo. Ed. 9. Rio de Janeiro - RJ, 2012. 353 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário